Ditadura da beleza

Ao aprender sobre a cultura da Grécia Antiga, é indispensável falar sobre o culto ao corpo, um pensamento que consistia na valorização da beleza e saúde corporal, presente em nossa sociedade. Entretanto, mesmo diante dessa influência, qualidades consideradas importantes para os gregos, como a formação do intelecto, são esquecidas por conta da incansável busca para alcançar padrões estéticos estabelecidos como certos.

Atualmente a aparência é considerada mais importante que valores e princípios vangloriados em tempos passados. Essa busca para atender a um padrão de beleza imposto por meios de comunicação em massa está ligada ao desejo narcísico para sentir-se amado, inserido e bem integrado em um grupo. Porém, a segregação de quem está ou não dentro desse modelo faz com que o indivíduo excluído associe suas angustias e insatisfações com o corpo ao fato de encontrar-se fora do que é imposto como perfeito.

A valorização extrema da estética gera dificuldades de aceitação e da percepção da existência de qualidades e valores mais importantes. As bonecas são a exemplificação disso, influenciam desde a infância, por serem quase sempre brancas e magras. Em um país diversificado como o Brasil, tê-las como exemplo do perfeito não abre espaço para os negros no que diz respeito ao belo.

Diante desses fatores é evidente o grande papel da mídia como influência. Portanto, os meios de comunicação precisam promover a valorização das diferenças das pessoas e de valores que formam um indivíduo no lugar da homogenização do belo.

Oi, pessoas! Essa é uma das redações que a professora de redação passou para os alunos, o tema foi: A valorização do corpo. Foi um tema que eu amei escrever, amei pesquisar mais sobre o assunto e conhecer ainda mais sobre esse tema afinal, conhecimento nunca é demais. Obviamente, não foi uma redação nota 1000, minha nota foi 720 porém, vendo os erros marcados pela professora ao passar para o blog, os corrigi. Mesmo não sendo nota máxima, espero que gostem da minha humilde redação. Grande beijo pra todos! ❤ 

Sophia Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s