Verdade ou ilusão?

Observando as pessoas passei alguns dias pensando sobre isso, não pude deixar de notar que muitas apenas querem seguir algo para não serem diferentes da maioria e muitas vezes acham que o certo é apenas o que pode agradá-las. É como se esconder do que é impossível de se escapar, da realidade. Afinal, falsas esperanças não mudam a realidade, e a verdade não é o que queremos que ela seja, não é apenas o que é agradável para nós. Acho que muitas pessoas assim sentem medo do que realmente seja a verdade sobre o mundo, preferem mentiras reconfortantes mesmo que isso não mude o fato de serem apenas ilusões, mentiras. De tanto acreditarem nisso isso acaba se tornando a verdade para elas e, para a maioria delas podem dizer o que for, elas não conseguem mais perceber isso. Com essa reflexão, minha conclusão foi: como podemos diferenciar a verdade da ilusão se pra muitos as duas são a mesma coisa e essas mesmas pessoas não aceitam outra opinião?

O que seria a verdade?
Parece mais uma solução
Uma falsa esperança de almas aflitas
Que preferem uma boa ilusão

Muitas pessoas seguem a multidão
Só pra ter algo em que acreditar
Entre tantas mentes misturadas numa vastidão

Pobres mentes alienadas
São como alguém que perdeu a visão
Não se permitem enxergar
O que realmente é a realidade e a razão

Então, o que é a verdade
E o que a difere da ilusão
Se pra muitos elas andam lado a lado
Visando ter mais mentes em suas mãos.

Sophia Oliveira.

9 comentários em “Verdade ou ilusão?

  1. Paradoxo….. e neste caso ambas se “misturam” … sei la…. sabe o que me deixa pasma ? Aqueles tipos que estão já bem numa certa idade… mas beeeeem mesmo e insistem em se acharem os rebeldes dos anos 60, mas agora, estão atualizadíssimos, se vestem descoladamente, como garotos de 20 …. agem da mesma forma, usam as mesmas “expressões” joviais” enfim….. o que eles serão quando crescerem? rsrsrs Acho que de fato não dá mais para crescer….. rsrsrs Esses tipos vivem na ilusão de aqui assim “são felizes” estão no fluxo…. na onda….. se sentem bem assim…. bem….. que sejam felizes então…. mal sabem eles as delícias que rodeiam a vida real…. ainda que ilusoriamente…… O vozinho da balada …. bem … eles são felizes assim….. sua rebeldia deve estar a 3 anos no divã …. ou não …rs Optar pela ilusão de Ser o q nao se é…. pode deixar um gosto de satisfaçao….. mas isto é longe de ser feliz….. e no final….. estrão sempre sós… ops, agora tem a internet… e eles arrasam por la….. rsrsrsrs

    Curtido por 2 pessoas

  2. Acho que você tocou em um ponto importante: muita gente segue determinada verdade apenas porque acha legal ou gosta daquilo. Mas o critério da verdade não é (e nem deveria ser) o do gosto. Isso acaba favorecendo muito um relativismo perigoso e que confunde a aceitação de argumentos e a sua defesa com mera preferência pessoal.

    Penso bastante nesse assunto há algum tempo e foi bom refrescá-lo aqui nas minhas reflexões. Obrigado! ^_^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s